05 junho 2009

Aventureiros de Sofá

O Design passou a ser pré-requisito. Se recuarmos uns cinquenta anos, o Design só era acessível a uma elite. E era um investimento desnecessário aos olhos de qualquer empresa.
Hoje, à distância, são muitos os objectos elaborados segundo o minucioso processo de «método de projecto». Mas se eu tiver de escolher dois ou três objectos que verdadeiramente mudaram o nosso rumo nas últimas décadas, seriam:

- gilette. Inventou-se um objecto que elimina as três horas que o papá passava na casa-de-banho, sobretudo ao Domingo. Resultado: passámos a ser viciados no DESCARTÁVEL. E aplicamos isso a quase todos os âmbitos da nossa actuação.

- saco de plástico. Uma coisa tão banal, económica e que, espantem-se... SUPORTA OS LÍQUIDOS. Imaginam a transformação que foi? Sempre me intrigou porque é que algumas pessoas estendiam os sacos de plástico como se de objecto raro se tratasse. Sobretudo pessoas de idade.
Ainda recentemente, ao passear pelo Bairro Alto, reparei nesse pormenor. Valem tanto ou mais que um bom casaco. Deve ser por isso: objecto mágico. Uns deitam fora, outros preservam como tesouro.

- Telecomando. Sim, este é maior de todos. Antes tínhamos de ligar a televisão e sentávamos depois. Agora podemos sentar primeiro e ligar e manipular o mundo depois.

Resultado de tudo isto: MANIPULADORES com retenção de líquidos a descartarmo-nos de tudo e todos. Brincadeira. Na verdade não é assim tão grave. Tornámo-nos apenas Aventureiros de Sofá.


Sem comentários: